home Coronel Fabriciano - notícias

Cel. Fabriciano: Conciliação na Justiça do Trabalho reabre negociações entre Sindipa e Usiminas

27 de abril de 2009, segunda-feira

 

Na última quinta-feira (23/04), o procurador do Trabalho Adolfo da Silva Jacob acompanhou, no Foro Trabalhista de Coronel Fabriciano, uma audiência de conciliação entre a Usiminas Mecânica, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Siderúrgicas, Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico e de Informática de Ipatinga, Belo Oriente e Santana do Paraíso (Sindipa), e prestadoras de serviços da

Usiminas (Umsa, Sankyu, Ebec, Embrasil, Convaço e E.S. Serviços). A audiência de dissídio coletivo suscitado pelo Sindipa, que alegou prática de demissão em massa na Usiminas, foi presidida pelo desembargador e vice-presidente Judicial do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Caio Luiz Vieira de Mello.

Ao fim da sessão, a Sindipa e a Usiminas Mecânica celebraram um termo de conciliação que prevê a criação de um programa de demissão voluntária (PDV). No entanto, com o fim da crise econômica, os trabalhadores que se propuserem a sair da empresa espontaneamente terão prioridade de recontratação. Já as prestadoras de serviço da Usiminas têm dez dias para apresentar um projeto sobre a negociação com os trabalhadores que foram e serão dispensados.

De acordo com Adolfo Jacob, a maior vitória obtida na negociação foi a volta do diálogo entre as partes. “Este acordo não resolve a situação dos trabalhadores, mas desobstrui os caminhos para que a empresa e o sindicato voltem a negociar futuras questões trabalhistas”, disse.

 

 

Enviar por email Enviar por email Imprimir Imprimir 130.352 Visitas

 

Carregando...

Galerias

Trabalho degradante Catuji

Imagem 1 de 19

 

leia mais...

Áudios

  • Rádio MPT
  • leia mais...

    Acesse

    Twitter MPT-MG